Ovulação e período fértil são conceitos importantíssimos para mulheres que estão tentando engravidar, especialmente quando experimentam alguma dificuldade. Casais que estão pensando em ter filhos precisam tê-los em mente, pois quanto mais precisa for a previsão do ciclo ovulatório, maiores são as chances de fecundação.

A ovulação é o evento central do período fértil e determina em que momento do ciclo menstrual você terá possibilidade de engravidar.

Entretanto, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o assunto. Afinal, qual é a diferença entre uma coisa e outra? Quantos dias duram cada uma delas? Na prática, quando devo ter relações sexuais para conseguir engravidar? Estas são as perguntas que responderemos neste post! Acompanhe!

O que é ovulação e período fértil?

Ovulação

A mulher, ao contrário do homem que produz espermatozoides constantemente, já nasce com uma quantidade definida de óvulos. Estocados no ovário, eles são liberados a cada ciclo menstrual, um por vez, e permanecem viáveis para a fecundação em torno de 24 horas.

O período menstrual é um ciclo de preparo do organismo para receber uma gravidez. Todo mês, os hormônios cerebrais recrutam em torno de 1000 óvulos a sofrerem as modificações necessárias para uma fertilização, se encontrar com um espermatozoide. Basicamente o que ocorre é um processo em que a carga genética do óvulo sofre uma redução do material de 46 cromossomos para 23 cromossomos; quando ocorrer a fertilização será acrescido os outros 23 cromossomos do espermatozoide e retorna a carga genética habitual da espécie humana. Essa variabilidade no conteúdo genético é responsável por nossa individualidade, cada um ser completamente diferente de seu próprio irmão.

Os óvulos ficam dentro do folículo, no tecido ovariano e mediante ação dos hormônios cerebrais, vão ativando as vias enzimáticas que produzem os hormônios femininos, primeiro o estrógeno e depois a progesterona, responsáveis pelo preparo do útero para receber o embrião e dar continuidade em seu desenvolvimento, caso ocorra a implantação embrionária. Sem essa sincronia de tempo entre a idade do embrião e tempo de preparo endometrial, não seria possível a continuidade da gestação.

Os ciclos se contam a partir do primeiro dia da menstruação e duram, em média, 28 dias. Por volta do décimo quarto dia, o folículo maduro se rompe dentro do ovário, liberando o óvulo em direção à trompa, por onde migrará até o útero.

Este fenômeno é chamado ovulação, e é estimulado pela ação do hormônio LH.

Período fértil

É o período em que a mulher tem chances de engravidar. Para que ocorra a fecundação, é preciso que óvulo e espermatozoide se encontrem no aparelho reprodutor feminino. No entanto, a ovulação ocorre apenas uma vez ao mês, sendo assim, a mulher só é fértil por alguns dias ao longo do ciclo.

A ovulação ocorre dentro do período fértil, é seu evento central, e caso ela não aconteça, não há fertilidade, significa não há chance de gravidez. Entretanto, são conceitos diferentes!

Os espermatozoides sobrevivem por alguns dias dentro do corpo feminino. Dessa forma, o casal pode ter relações antes da ovulação e, ainda assim, conseguir engravidar.

Quanto tempo dura o período fértil?

Os sinais clínicos de ovulação que você poderá notar durante o ciclo menstrual são:

  1. Regularidade menstrual

Ter ciclos menstruais regulares é um bom indício que está ovulando, embora não seja garantia que ocorrerá. A segunda fase do ciclo, quando ocorre a produção de progesterona, só ocorre após a ovulação e tem período constante de 14 dias. Dessa forma o que varia é a primeira fase do ciclo, quando os folículos estão produzindo só estrogênios, importante para o crescimento do endométrio.

Então, em ciclos menstruais ovulatórios de 20 dias, a ovulação estaria ocorrendo no 6º dia; em ciclos de 34 dias, a ovulação estaria ocorrendo no 20º dia. Nos ciclos normais de 28 dias, no 14º dia do ciclo. Grande variação e o mais importante, só dá para ter certeza, depois que a próxima menstruação vier, e aí já é sinal que não engravidou!

  1. Aumento do muco vaginal bem fluido parecendo clara de ovo.

O muco vaginal vai aumentando e se tornando bem fluido por ação dos estrógenos e teria seu pico de produção, quando os folículos estão pré ovulatórios, com suas células produzindo o máximo desse hormônio.

  1. Mudança da consistência do muco vaginal

O muco vaginal fluido pela ação estrogênica se torna agora bem espesso e pegajoso por ação da progesterona. Esta modificação revela que já ocorreu a ovulação, ou seja é um sinal que ela já foi e não que está acontecendo.

  1. Dor e distensão abdominal

Quando o folículo se rompe e ocorre a saída de seu conteúdo líquido junto com o óvulo para a cavidade abdominal, esse líquido que envolve o óvulo misturado com um pouco de sangue de alguns vasos pequenos que se rompem, produzem uma reação dolorosa de alerta para seu corpo saber que alguma coisa diferente aconteceu, embora seja absolutamente fisiológico.

Indutores de ovulação, quais as vantagens de sua utilização?

Alguns sinais são pré-ovulatórios e outros são pós-ovulatórios; embora indiquem um curto intervalo de tempo, não são tão precisos para que clinicamente seja de fácil identificação.

Como os sinais clínicos da ovulação são indiretos, torna-se quase impossível ter certeza de quando a mulher ovulará. Por esta razão, calculamos o período fértil entre dois dias antes e dois depois da previsão para a ovulação. Assim, temos margem de segurança, caso a paciente ovule depois do previsto.

Considerando uma mulher com ciclo regular de 28 dias, o período que você deve ficar atenta seria entre o 10º e 17º dia do ciclo, após o primeiro dia da última menstruação.

Como saber qual o melhor momento para engravidar?

Tendo em vista o curto tempo em que o óvulo permanece viável, o ideal é que ao ser lançado nas trompas ele já encontre espermatozoides disponíveis. Dessa maneira, o melhor momento para se ter relações sexuais objetivando a gravidez, é antes da ovulação.

O problema é que, conforme dito anteriormente, prever o dia exato da ovulação pode ser bem difícil, principalmente porque são poucas as mulheres que tem o ciclo extremamente regular.

Por outro lado, estudos atuais sugerem que o sêmen tem maior qualidade, menos stress oxidativo e, portanto, um melhor metabolismo celular, quando a ejaculação ocorre em intervalos de 2 a 3 dias. Então, para ter mais chances, a mulher deve ter relações sexuais, dia sim, dia não, especialmente durante período fértil.

Infelizmente, a maioria das mulheres tem a menstruação irregular, podendo ovular até fora dos dias previstos. Além disso, apenas algumas mulheres identificam os sintomas característicos desta fase do ciclo.

Sendo assim, a melhor maneira de prever ovulação e período fértil com precisão é por meio do acompanhamento médico. Um especialista poderá avaliar por meio de uma ultrassonografia se há algum folículo maduro, prestes a liberar um óvulo.

Para isso o acompanhamento ultrassonográfico deve iniciar em torno do 10º dia do ciclo e ser feito a cada 2-3 dias até que se identifique um folículo dominante- significa que este amadureceu e está prestes a ovular, podendo ser feito uma programação dos dias de relação sexual com maior chance de gravidez.

É importante lembrar que, embora já existam testes de urina, que se baseiam na dosagem do hormônio LH, para prever a ovulação, há risco de falso positivo.

Revisados todos estes conceitos, vamos à prática!

Bom, se já faz um ano que estão tentando engravidar, ou 6 meses se tiver mais que 35 anos, é bom procurar ajuda para ver se está tudo certo.

Um especialista irá avaliar seus exames e identificar condições que possam estar atrasando a chegada de seu bebê.

Não deixe para depois o que pode se tornar realidade agora!

Agende uma consulta com um especialista!

Leave a reply