fbpx

Fertilização In Vitro - FIV

A Fertilização in vitro tem como princípio a união do gameta masculino (espermatozoide) e feminino (óvulo) fora do corpo da mulher, ou seja, no laboratório.

Esta união proporciona a formação do zigoto e, posteriormente, do embrião. Este embrião cresce num meio de cultivo especial, dentro de uma Incubadora biológica, com todos os padrões de esterilização, simulando o útero materno até o dia da transferência. Assim, o embrião formado é transferido ao útero da mulher em, no máximo, 5 dias após a coleta dos gametas. Após este período o embrião está pronto para se ligar ao útero materno e se desenvolver normalmente.

Algumas indicações para FIV são:

  • Esterilidade sem causa aparente
  • Falhas sucessivas de gravidez pós Inseminações;
  • Obstrução tubária uni ou bilateral,
  • Prenhez ectópica prévia,
  • Doença inflamatória pélvica com suspeita de aderências,
  • Fator ovulatório;
  • Endometriose em suas diversas formas – peritonial, adenomiose ou endometriomas (ovariana);
  • Idade avançada da mulher;
  • Fator Masculino (quando possuir no Espermograma número de espermatozoides móveis, recuperados, entre 2,0 e 5,0 milhões/ml); e outras.

Passo a passo da Fertilização in vitro – FIV

  1. Avaliação clínica

Após o diagnóstico realizado e a avaliação completa do casal, inicia-se um tratamento específico para a estimulação ovariana.

  1. Indução da ovulação

O tratamento tem início com o uso dos medicamentos nas datas combinadas. Serão hormônios idênticos aos que a mulher fabrica para todo mês estimular a ovulação.

Estas medicações são iniciadas entre o 3º e 5º dia do Ciclo, com uma aplicação subcutâneas na clínica e logo marcado ultrassom para avaliação após 4-5 dias.

  1. Controle da ovulação (ultrassonografia)

Para monitorar o crescimento dos folículos ( local onde ficam os óvulos) são necessários ultrassons, via transvaginal, que devem ser realizados na Clínica em Ribeirão Preto.

A data do primeiro ultrassom estará marcada no dia da aplicação da primeira medicação na clínica. Assim que os óvulos estiverem do tamanho adequado, será marcada a coleta dos óvulos (Punção Ovariana).

São necessários em torno de 3-4 exames de ultrassons durante todo o monitoramento, realizados de dois em dois dias.

  1. Coleta seminal

No dia da coleta dos óvulos, os espermatozoides do marido ou do doador serão processados no laboratório. Se o sêmen for do parceiro, haverá obrigatoriamente a necessidade do comparecimento deste à clínica neste dia, com dois dias de abstinência sexual, para a coleta de sêmen.

Os espermatozoides para o procedimento podem ser provenientes de:  descongelamento de sêmen criopreservado, sêmen de doador ou biópsia de testículo / epidídimo.

  1. Coleta dos óvulos (Punção Ovariana)

A coleta dos óvulos é realizada em Centro Cirúrgico acoplado ao laboratório de reprodução humana onde serão realizados os tratamentos. É um procedimento cirúrgico bem simples que dura menos de 15 minutos, sem dor ou qualquer mal-estar.  A mulher tem alta prevista após 2-3 horas da coleta e poderá ir descansar em casa.

Durante a coleta, a mulher estará sob sedação leve e o ultrassom transvaginal guia uma agulha bem fina até os ovários, onde são aspirados todos os folículos para posterior identificação e classificação dos óvulos no laboratório.

  1. Recuperação pós-cirúrgica

Mesmo sendo um procedimento cirúrgico simples, a realização da Punção Ovariana no Centro Cirúrgico assegura pronto atendimento em qualquer emergência que possa ocorrer durante a cirurgia.

Após a coleta dos óvulos, a mulher é levada à Sala de Recuperação Pós Cirúrgica, garantindo conforto e segurança pós procedimento.

  1. Fertilização em laboratório

Após a punção, os óvulos serão levados ao laboratório para fecundação e formação dos embriões. Para isso, os espermatozoides são selecionados e capacitados, concentrando a amostra que deve ter mais que um milhão de bons espermatozoides para ocorrer a fertilização espontânea em laboratório.

A fertilização espontânea em laboratório é de alguma forma, uma seleção  para formação de embriões de boa qualidade, visto que só os melhores espermatozoides conseguirão realizar a penetração espontânea no óvulo. A partir daí, a fertilização é vista no dia seguinte à coleta dos óvulos e o desenvolvimento embrionário também é monitorado em laboratório.

Os embriões crescem em um meio de cultivo especial dentro de uma incubadora biológica, com todos os padrões de esterilização e simulando o útero materno até o dia da transferência para o útero.

  1. Transferência dos Embriões

A transferência dos embriões ocorre, geralmente, no segundo ou terceiro dia (podendo ir até 5º dia ) após a coleta de óvulos. Os embriões são colocados dentro de um cateter estéril de plástico no laboratório.

A mulher deve ficar em posição ginecológica, como uma consulta ginecológica, e o cateter com os embriões será introduzido pela vagina até o útero, sob acompanhamento ultrassonográfico para identificar a localização precisa do(s) embrião(ões).

O processo é indolor e não há necessidade de anestesia. O tratamento está finalizado e a mulher pode voltar as suas atividades normais dentro de 24h de repouso relativo (em casa).

  1. Congelamento de embriões

Caso haja embriões excedentes, esses são crio preservados para eventuais novas tentativas de gravidez com realização parcial destas etapas, porque não será realizado estimulação ovariana. Vale lembrar que as chances são por tentativa, com chances renovadas a cada vez que se transfere embriões.

  1. Teste de gravidez

Após 14 dias da transferência dos embriões será realizado o exame de sangue de BHCG para verificar se houve gravidez. Com ele saberemos se a gravidez ocorreu e como está se desenvolvendo. Não existe sinais ou sintomas que podem antecipar este resultado.

  1. Marcação do ultrassom para confirmar a gravidez

Em caso de gravidez será marcado um ultrassom que a confirmará e dirá se há um ou mais embriões. Esse ultrassom pode ser realizado gratuitamente na Clínica, um mês após a transferência dos embriões.

É importante saber que não há diferença entre a gravidez proveniente de Fertilização Assistida e a gravidez comum (que não utiliza tratamentos para infertilidade), e as instruções e cuidados são os mesmos de uma gravidez natural.

 

  • Conheça a Clínica MaisFert

    Por que você deve escolher a Clínica MaisFert para realizar seu tratamento de Reprodução Humana? Nós te contamos!
    SAIBA MAIS
  • Conheça nosso Especialista

    Conheça o Dr. Joaquim Coelho. Experiência de mais de 25 anos aliada à tecnologia de ponta.
    SAIBA MAIS
  • Conheça mais sobre Embolização alcoólica

    Saiba mais sobre Embolização alcoólica do miomas e endometriomas.
    SAIBA MAIS
  • E-Books MaisFert

    Baixe gratuitamente nossos E-BOOKS, com tudo o que você sempre quis saber sobre fertilidade e tratamentos para engravidar.
    BAIXE AGORA

Principais Tratamentos

Pin It on Pinterest