Para muitos casais, o sonho de ter um bebê pode demorar para se concretizar. Entretanto, nem sempre a espera é sinal de problema, e a ansiedade pode retardar ainda mais a concepção. Quando a ajuda médica é necessária, estimar o tempo de tratamento para engravidar não é tarefa fácil.

Quer saber o porquê? Continue lendo o nosso post!

Quanto tempo leva para engravidar?

Uma boa parcela dos casais engravida logo após interromper os métodos contraceptivos. Porém a maior parte dos casais saudáveis, sem problemas de infertilidade, pode levar até 1 ano para receber o sinal de positivo no teste de gravidez.

A probabilidade de engravidar rapidamente é maior entre pessoas jovens e que adotam um estilo de vida saudável. Fatores como o tabagismo, a obesidade e o uso excessivo de cafeína ou bebidas alcoólicas prejudicam tanto a saúde quanto as chances de conceber um bebê.

Quando procurar ajuda médica?

Há uma regra geral que diz que o casal deve procurar um especialista após 12 meses tentando engravidar sem sucesso. Como tanto o homem quanto a mulher são essenciais para a concepção, é preciso que ambos procurem ajuda.

Há, porém, algumas situações em que o médico deve ser consultado mais precocemente. Mulheres com mais de 35 anos, por exemplo, têm menos tempo a perder, já que a fertilidade diminui e os riscos aumentam com o passar dos anos. Assim, a busca por ajuda deve acontecer após 6 meses de tentativas de gravidez natural frustradas.

Que condições prejudicam a ocorrência de uma gravidez natural?

Além da idade, alguns antecedentes médicos também podem atrapalhar a fertilidade. Nas mulheres, a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos são duas condições que merecem atenção e devem ser acompanhadas por um médico antes mesmo da tentativa de engravidar.

Homens que se submeteram previamente a cirurgias nos testículos também devem ser consultados antes de pôr em prática o plano de engravidar a companheira. O mesmo é válido para aqueles que fizeram uso de substâncias anabolizantes, mesmo que não as utilizem mais.

Qual é o tempo de tratamento para engravidar?

A resposta para essa pergunta não é precisa e vai depender da causa da infertilidade. Em alguns casos, quando o problema acomete a mulher, os ginecologistas dispõem de soluções terapêuticas para estimular a ovulação, fazendo com que a gravidez seja confirmada após poucos meses de tratamento.

Entretanto, se uma baixa produção de espermatozoides for a causa da infertilidade, os médicos têm pouco a fazer para interferir na fisiologia dos testículos. Nesse caso, busca-se realizar procedimentos para aproveitar ao máximo os espermatozoides existentes.

Há duas formas principais de tratar a infertilidade em laboratório. A primeira delas é a inseminação artificial, método em que os espermatozoides são preparados e injetados diretamente na cavidade uterina.

A segunda é a fertilização in vitro, uma técnica que permite a fecundação do óvulo fora do corpo da mulher. Para isso, a paciente recebe medicamentos para estimular os ovários antes de ter os óvulos aspirados. Após a fertilização em laboratório, os embriões são transferidos para o útero e acompanha-se o sucesso da gravidez.

Nestas duas formas o tempo entre início da estimulação ovariana e o procedimento em si – inseminação ou fertilização in vitro gira em torno de 10 – 14 dias.

Depois aguardar 14 dias para fazer o teste para confirmar a gravidez!

Seja qual for o problema, você pode encontrar ajuda em uma clínica de reprodução humana especializada. Entre em contato conosco para saber mais sobre o tempo de tratamento para engravidar e tirar todas as suas dúvidas!

Leave a reply