Este artigo é para você que quer saber mais sobre comer melhor e mais saudável na gravidez. Também lhe dá conselhos sobre o uso de suplementos vitamínicos antes de engravidar e durante a gravidez.

Estas informações foram orientadas pela Sociedade Britânica de Ginecologia e Obstetrícia

Alimentação saudável na gravidez

Manter-se saudável quando você está tendo um bebê depende da quantidade e do tipo de alimento que você come antes de engravidar e durante a gravidez. Simplesmente tendo um peso correto para sua altura não significa necessariamente que você esteja comendo de forma saudável.

Alguns alimentos é melhor evitar se você estiver planejando engravidar ou se você já está grávida, pois podem conter substâncias que possam afetar o desenvolvimento do bebê.

Para comer com saúde, você deve tentar fazer o seguinte:

  • Baseie suas refeições em carboidratos, como batatas, pão, arroz e macarrão, escolhendo alimentos integrais se possível. (Esses alimentos saciam melhor o apetite sem conter muitas calorias).
  • Coma pelo menos cinco porções de diferentes frutas e vegetais todos os dias em vez de alimentos mais gordurosos e calóricos.
  • Coma uma dieta com baixo teor de gordura e não aumente o número de calorias que você come. Coma poucos alimentos fritos- evite o máximo possível, e evite bebidas com muito açúcar e outros alimentos como doces, bolos e biscoitos com alto teor de gordura ou açúcar.
  • Em vez disso, coma alimentos ricos em fibras, como aveia, feijão, lentilhas, grãos e sementes, bem como pão integral, arroz integral e massa integral.
  • Coma algumas proteínas todos os dias; escolha carne magra e tente comer duas porções de peixe por semana. Lentilhas, feijões e tofu também são uma boa fonte de proteína.
  • Coma produtos lácteos como fonte de cálcio, mas escolha variedades com baixo teor de gordura, como leite desnatado ou iogurte com baixo teor de gordura.
  • Observe o tamanho da porção de suas refeições e lanches e observe com que frequência você come. Não “coma por dois”.
  • Sempre coma o café da manhã.
  • Limite a ingestão de cafeína a 200 miligramas (mg) por dia, por exemplo duas canecas de café instantâneo. Esteja ciente de que outras bebidas, como chá e bebidas energéticas, também contêm cafeína.
  • Não tome álcool durante a gestação.

7 Alimentos que Ajudam na Fertilidade

A maioria das mulheres não precisa de calorias extras durante os primeiros seis meses de gravidez. É apenas nas últimas 12 semanas que você precisa comer um pouco mais, apenas 200 calorias extras por dia, que é aproximadamente o mesmo que duas fatias de pão.

Alimentação saudável na gravidez

O que é um peso “saudável”?

Você pode descobrir o seu peso saudável a partir do seu IMC (índice de massa corporal). Esta é uma medida do seu peso em relação à sua altura. Um IMC saudável está entre 18,5 e 25. O excesso de peso traz riscos para você e seu bebê.

Quanto mais excesso de peso, maiores são os riscos. Estar abaixo do peso aumenta o risco de seu bebê não crescer bem como ele ou ela deveria.

É seguro fazer dieta enquanto eu estou grávida?

Tentar perder peso por dieta durante a gravidez não é recomendado, pois pode prejudicar a saúde do seu bebê nascituro. Se você está preocupada com o seu peso, seu médico pode aconselhá-la e/ou pode encaminhá-la para uma nutricionista.

É seguro comer peixe enquanto eu estou grávida?

Em geral, comer peixe é uma opção saudável durante a gravidez, mas o conselho atual é comer não mais do que duas porções de peixe oleoso, como a cavala ou o salmão, por semana. Isto é porque muito de uma substância encontrada em peixes oleosos (mercúrio, mas como contaminação) pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê não nascido.

Além disso, as mulheres grávidas não devem comer mais de dois bifes de atum frescos ou quatro latas médias de atum por semana.

Foi-me dito para não comer fígado enquanto eu estou grávida. Por quê?

O fígado pode conter altos níveis de vitamina A, que em doses elevadas podem prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso fetal.

É seguro comer amendoim enquanto eu estou grávida ou amamentando?

Você pode comer amendoim ou alimentos que contenham amendoim (como manteiga de amendoim) durante a gravidez ou amamentação. Procure ver se existe avaliação para aflatoxina do produto.

Comer amendoim não parece afetar as chances do seu bebê de desenvolver uma alergia ao amendoim. Não coma se você é alérgico a eles.

Como posso reduzir o risco de infecção por comida?

Você pode pegar algumas infecções, como listeria, tuberculose bovina, brucelose, salmonela ou toxoplasmose, de alimentos contaminados.

Para reduzir o risco de ter listeriose, brucelose ou tuberculose bovina:

  • Beba apenas leite pasteurizado ou UHT
  • evite comer queijo macio fresco feito de leite cru, como frescal, minas, camembert, brie ou queijo com fungos (veia azul); no entanto, variedades de queijo, como cheddar, queijo cottage e queijo processado são seguras
  • evite comer patê
  • evite comer comida pouco cozida; certifique-se de que as refeições preparadas estão cozidas de acordo com as instruções, prestando especial atenção para garantir que eles estejam suficientemente aquecidos.

Para reduzir o risco de obter salmonela:

  • evite comer ovos crus ou parcialmente cozidos ou alimentos que os possam conter, como alguns tipos de maionese ou mousses; Verifique a embalagem dos alimentos para ver o que está nele.
  • evite comer carne crua ou parcialmente cozida, especialmente aves e mariscos.

Para reduzir o risco de obtenção de toxoplasmose:

  • sempre lave suas mãos antes e depois de manusear o alimento
  • lavar todas as frutas e legumes, incluindo saladas preparadas
  • Cozinhe as carnes cruas e as carnes geladas preparadas prontas
  • use luvas e lave bem as mãos depois de cultivar jardinagem ou manipular o solo
  • evite o contato com fezes de gato (em lixo de gato ou no solo) – ou, se você deve lidar com isso, use luvas de borracha.

 

Como se preparar para uma gravidez saudável?

Preciso de vitaminas extras (suplementos vitamínicos) quando eu estou grávida?

As vitaminas são necessárias para o crescimento e o desenvolvimento fetal. Existem 13 vitaminas importantes: vitaminas A, C, D, E e K e as séries de vitamina B. Além da vitamina D, que recebemos da luz solar, a maioria das vitaminas vem da nossa dieta.

Hoje, é bastante comum que as pessoas tenham baixas dosagens em vitamina D e ácido fólico (vitamina B9).

Estas vitaminas são importantes na gravidez e você pode aumentar seus níveis tomando um suplemento vitamínico.

Os suplementos de outras vitaminas geralmente não são aconselhados, uma vez que podem ser prejudiciais na gravidez.

Vitaminas recomendadas durante a gravidez são detalhadas abaixo:

  • Ácido fólico

O ácido fólico é uma das vitaminas B e ajuda a reduzir o risco de seu bebê ter espinha bífida, anencefalia e defeitos da face com fenda palatina e lábio leporino.

Parece que tomar ácido fólico extra também pode reduzir o risco de defeitos no coração ou nos membros e tumores.

A dose diária recomendada é de 400 microgramas (μg).  Sugerimos que tome comprimidos de 5 mg porque podem suprir alguma deficiência em absorção difícil de avaliar, como será visto abaixo.

Idealmente, você deve começar a tomar ácido fólico extra antes de conceber e continuar a toma-lo até chegar a 13ª semana de gravidez.

Se você não tomou ácido fólico antes de engravidar, comece a tomá-lo assim que perceber que está esperando um bebê.

Algumas mulheres tomam uma dose mais alta de ácido fólico. Por quê?

Se o risco de ter um bebê com espinha bífida é maior do que o normal, você será aconselhado a tomar uma dose diária de 5 miligramas (mg) de ácido fólico.

Isto é mais alto do que o habitual e será prescrito por um médico. Pode ser aconselhável tomar uma dose aumentada se:

– Você teve uma gravidez anterior afetada pela espinha bífida ou anencefalia

– Você ou seu parceiro tem espinha bífida

– Está tomando certos medicamentos para a epilepsia

– Você tem doença celíaca ou diabetes

– Seu IMC é 30 ou mais

– Você tem anemia falciforme ou talassemia; A maior dose de ácido fólico também ajudará a prevenir e tratar a anemia se você estiver nessa situação.

Todas as mulheres grávidas são aconselhadas a tomar uma dose diária de 10 microgramas (μg) (400 UI) de vitamina D.

Hoje é comum que as pessoas tenham baixos níveis da vitamina D. Tomar suplementos pode melhorar o crescimento do seu bebê durante o primeiro ano de vida, e pode reduzir o risco de desenvolver raquitismo.

Você corre o risco de ter níveis baixos de vitamina D se:

– A sua origem familiar é o sul da Ásia, África, Caribe ou Oriente Médio

– Seu IMC é 30 ou mais

– Você fica muito dentro de casa

– Você costuma cobrir sua pele quando você vai ao ar livre ou geralmente usa creme de proteção solar

– Sua dieta é baixa em alimentos ricos em vitamina D, como ovos, carne.

Se você estiver em uma dessas situações, pode ser aconselhável tomar uma dose diária mais alta de vitamina D.

E quanto ao ferro extra?

Pode ser necessário tomar ferro extra durante a gravidez.  Isso será avaliado em seus exames do pré-natal, logo em seu início.

Tomar suplementos de ferro rotineiros não necessariamente beneficia a sua saúde e pode causar efeitos colaterais desagradáveis, tais como azia, constipação ou diarreia.

Um exame em torno de 28 semanas de gravidez verificará se a sua reserva de ferro está adequada, porque é o momento que aumenta sua demanda por este mineral. Você só será aconselhada a tomar ferro se estiver anêmica ou estiver em risco aumentado de anemia na gravidez, por exemplo, se você estiver carregando gêmeos.

Quando posso precisar de vitamina C extra?

Embora os suplementos de rotina de vitamina C não sejam especificamente recomendados quando você está grávida, ela ajuda o ferro a ser absorvido. Isso pode ser benéfico durante a gravidez, no momento em que as mulheres estão em risco de se tornar anêmicas.

Vitaminas que não são recomendadas

Existem muitos comprimidos multivitamínicos para uso na gravidez que contêm uma pequena quantidade de muitas vitaminas.

Estes são seguros de tomar, mas evitem tomar grandes doses das seguintes vitaminas, a menos que um médico prescreva por um motivo particular.

  • Vitamina A

Muita vitamina A pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebê. Durante gravidez, evite qualquer suplemento que contenha mais de 700 microgramas (μg) de vitamina A e não coma alimentos como fígado, produtos do fígado (patê) ou óleos de fígado de peixe que possam conter esta vitamina em níveis altos.

 

Gostamos sempre de frisar, quando falamos sobre a saúde da mulher grávida e do bebê, é de fundamental importância procurar seu médico.

Caso tenha alguma dúvida, nos colocamos à disposição, entre em contato através do email contato@maisfert.com.br ou ligue para (16) 3421-9707

Leave a reply