A gravidez é um momento muito especial para os pais, e é importante enfrentar esse período com muita tranquilidade.

Por isso, existem alguns  exames simples para se fazer antes de tentar engravidar — chamados de pré-concepcionais — que avaliam as condições clínicas da mulher e do homem, prevenindo possíveis problemas que podem vir a ocorrer na gestação e com o bebê, como má-formação, contaminação do bebê por doenças dos pais e até aborto.

Com a prevenção adequada, as chances de uma gestação de risco serão muito menores, tornando esse período ainda mais especial.

Saiba mais sobre isso!

Exames pré-concepcionais em mulheres

Sorologias

Serão avaliadas várias doenças infecciosas:

a)  HIV –  Identifica a presença de anticorpos contra o vírus causador da AIDS;

b) Toxoplasmose;

c) Rubéola;

d) Hepatite B;

e) Hepatite C;

f) Sífilis

g) HTLV

Todas doenças infecciosas extremamente prejudiciais à saúde do bebê e da mãe.

Hemograma completo

Esse exame é solicitado para verificar  alterações dos glóbulos vermelhos e brancos do sangue avaliando a saúde geral da futura gestante e podendo diagnosticar diversas doenças, quadros tóxicos, anemias e infecções.

Grupo sanguíneo e fator Rh

Identificam o tipo sanguíneo e o fator Rh (positivo ou negativo) dos pais. Caso o fator da mulher seja Rh negativo e o do homem Rh positivo, por exemplo, há o risco de serem produzidos anticorpos contra o sangue do bebê, necessitando acompanhamento de perto durante o pré-natal.

Isso pode ser evitado com uma vacina tomada até 72 horas após o nascimento do bebê, para que o próximo bebê não tenha problemas  – já estamos pensando no seu próximo bebê !!.

Exame de urina

Detecta possíveis infecções no trato urinário, que podem futuramente serem associadas a abortos espontâneos, partos prematuros e comprometimento da função renal materna.

Glicemia

Identifica o diabetes ou a propensão ao desenvolvimento da doença na gravidez, mesmo a futura gestante não possuindo nenhum sintoma.

Exames de fezes (parasitológico)

Analisa a presença de parasitas que provocam a perda de nutrientes essenciais para a saúde do bebê e da mãe, como o ferro.

Exame pré-concepcional em homens

Espermograma

É realizada uma análise completa — geralmente solicitada na primeira consulta — dos espermatozoides contidos no sêmen, obtido por masturbação no próprio laboratório ou na casa do paciente, desde que seja entregue no estabelecimento no máximo até uma hora após a ejaculação. Preferencialmente deve ser colhido no laboratório, para evitar intercorrências.

Nesse exame, são avaliados pontos como: a quantidade de espermatozoides produzidos; a morfologia (seu formato); a motilidade ( sua capacidade de locomoção linear ou sobre si mesmo ) e o nível de sobrevivência, assim como a existência de processos infecciosos .

Exames pré-concepcionais específicos para mulheres com mais de 40 anos

Medição do Hormônio Antimülleriano

É um exame realizado a partir de uma amostra de sangue, que determina a reserva ovariana, ou seja o potencial de resposta ovariana à estimulação com hormônios. Quanto maior o seu valor, maior a probabilidade de boa resposta com vários óvulos e portanto de gravidez.

Outros exames de sangue

Necessário para analisar os níveis de glicose, colesterol, triglicérides, se há predisposição para a trombose e possíveis problemas na tireoide, que geralmente se agravam com a gestação em idade avançada.

Eletrocardiograma

Avalia as funções cardíacas da mulher e identifica arritmias ( batimentos irregulares do coração), principalmente em pacientes que já sabem ser portadoras de hipertensão ou outras anormalidades cardíacas. Neste caso estamos falando de uma avaliação criteriosa realizada pelo cardiologista da paciente.

Histerossalpingografia

Se a paciente é mais velha e está pensando em gravidez, é melhor não perder um tempo precioso para conseguir gravidez. Para tanto este exame avalia a permeabilidade das trompas e condições da cavidade uterina, imprescindíveis para ocorrer uma gravidez espontânea ou após tratamento.

Exames específicos para a reprodução assistida

Para realizar a fertilização in vitro (FIV), o casal deve passar pelos seguintes exames:

  • ultrassom dos genitais;
  • Sorologias recentes ( pelo menos há 6 meses ) para HIV, sífilis, hepatite B e C e uma outra doença chamada HTLV I e II;
  • sorologia IGM para ZIKA vírus perto do momento da formação e transferência embrionária;
  • espermograma.

Em circunstâncias especiais também pode ser realizado o cariótipo do casal e exames de trombofilia para a mulher, quando existem perdas gestacionais anteriores.

No entanto, é importante lembrar que levar uma rotina saudável praticando exercícios físicos regularmente e seguindo uma dieta equilibrada também é uma ótima opção para ter uma gestação tranquila e sem maiores riscos.

Você gostou de saber sobre esses exames tão importantes para evitar problemas numa futura gravidez? Quer que mais pessoas saibam disso? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Leave a reply