Você sabia que existem hábitos que afetam a fertilidade masculina tanto quanto a feminina e que podem causar sérios danos à saúde? Isso mesmo! Suas escolhas e as do seu parceiro podem afetar as suas tentativas de engravidar.

Para que você possa gerar uma criança e ter uma gravidez tranquila, é importante manter um estilo de vida saudável e adequado para que nada possa atrapalhar a fecundação e evolução de sua gestação.

Pensando nisso e em ajudar você a conhecer mais sobre o assunto, abaixo, listamos alguns hábitos que devem ser evitados para que a gestação aconteça. Confira!

Bebidas alcoólicas

O abuso de álcool interfere diretamente no funcionamento dos ovários, causando problemas menstruais e ausência de ovulação. Além disso, no homem, a bebida pode provocar baixo nível de testosterona, baixa contagem de esperma e prejudicar a produção de espermatozoides saudáveis.

Esse tipo de consumo, associado a hábitos ruins, como o uso de drogas ilícitas, pode danificar outros órgãos do corpo humano — como o fígado, o coração e os rins. E durante a gravidez, pode provocar aborto ou deformação do feto.

Tabagismo

Que o cigarro faz mal à saúde e causa diversas doenças severas, todo mundo sabe, mas nem todos têm a consciência de que o tabaco pode causar a infertilidade feminina e masculina. Ele diminui o tempo fértil dos óvulos femininos, prejudicando a sua qualidade e podendo antecipar a menopausa.

O hábito de fumar ainda pode causar uma redução severa da concentração de vitaminas antioxidantes no plasma, tanto do homem quanto da mulher, prejudicando a fecundação.

Estresse

O maior mal do ser humano é o estresse. Com a correria do dia a dia e a falta de tempo, as pessoas passam dias, semanas e até meses estressadas, sem conseguir manter a calma. Além de distúrbios psicológicos e físicos, esse esgotamento pode dificultar a fertilidade.

Ele é o maior inimigo dos hormônios femininos (prejudicando o período menstrual e, consequentemente, a ovulação) e masculinos (quando se encontra em um nível muito elevado, reduz a qualidade de espermas devido à criação de proteínas inflamatórias).

Obesidade

Dados levantados pelo Ministério da Saúde apontaram o excesso de peso como fator de risco de infertilidade e aborto no primeiro trimestre, além da própria saúde.

Pesquisadores descobriram que a obesidade pode provocar danos severos nos hormônios, afetando, assim, o processo reprodutivo, como a resistência à insulina. Esse problema está relacionado à Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), causando ciclos menstruais irregulares, diminuição ou até parada da ovulação e níveis elevados de hormônios masculinos.

Mulheres que têm uma quantidade excessiva de gordura corporal lidam com prejuízos em relação à produção de hormônios liberadores de GnRH (gonadotropina), que é responsável por regular a ovulação. Além disso, o ambiente folicular também sofre alterações graves.

Alguns hábitos que afetam a fertilidade podem ser evitados e, com isso, você vai adquirir costumes saudáveis. Ao seguir as dicas deste post e buscar um acompanhamento médico eficiente, você e seu parceiro poderão gerar o filho que sempre sonharam, tendo uma vida mais feliz e realizada.

Que tal conhecer outras dicas importantes sobre gravidez? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos — FacebookTwitterGoogle+, YouTube, Instagram e LinkedIn! Vamos lá!

Leave a reply